02/11/2013

New York - My favorite "jungle" in the world

Já à muito tempo queria escrever sobre uma cidade que eu amo de coração. Costuma-se dizer que a nossa casa é onde o nosso coração está, e o meu sem dúvida está e vai estar sempre em Nova York.

Sei que é clichê e que muita gente diz que Nova York é a sua cidade preferida, pois para mim é mais que uma cidade preferida é a cidade onde me sinto em casa, mais do que em Portugal ( desculpem portugueses).
A primeira vez que fui a Nova York fui com uma grande amiga, fomos durante um mês, foi uma decisão repentina. Sempre quis ir a Los Angels, porque pensava que lá é que estavam os melhores coreógrafos e bailarinos ( para quem não sabe sou bailarina, e o objectivo da viajem era  ter formação na área) , mas a minha amiga queria ir a Nova York e sempre tínhamos a segurança de ter lá familiares dela,então lá fomos, rumo a uma aventura de um mês para uma cidade desconhecida.
Primeiro impacto foi brutal, olhar para aqueles prédios todos altos, as luzes, as pessoas super simpáticas e sempre prontas a ajudar, enfim nada de mau a dizer. Podia estar aqui a contar as nossas aventuras, pois são muitas, mas nunca mais me despachava daqui, aliás eu escrevi um diário sobre esta aventura, pode ser que um dia vá publicando algumas peripécias, mas para terminar para quem é bailarino, ter formação em dança em Nova York não sai de lá arrependido, até porque existem muitas escolas, muitos professores e todos muito bons, se quiserem saber mais informações ou dicas de como são as aulas, os preços, as escolas é só mandarem email, terei todo o gosto em responder.
Mas esta não foi a minha única aventura em Nova York, pois este ano viajei outra vez para Nova York, mas desta vez com a companhia do meu namorado, e nada melhor do que voltar a esta cidade acompanhada pelo teu amor. Conheci a cidade de uma perspectiva diferente, até porque tive a oportunidade de conhecer sítios que não consegui devido a estar sempre a fazer aulas. Das duas vezes que fui, fui no Verão, e para quem não sabe está muito calor, mas mesmo muito calor, não sei que época será a mais gira para viajar até Nova York, mas penso que no Inverno será lindo, ver tudo branquinho aliás, quem não se lembra do "Sozinho em Casa?!" , e também tenho o sonho de um dia poder patinar naquela pista que vemos nos filmes e ver a bola gigante a descer no dia do Ano Novo, quem sabe um dia voltarei lá no Inverno!
Poderia dizer muitas e muitas coisas sobre Nova York, mas aí é que não me calava, aliás o meu objectivo e sonho é um dia poder viver em Nova York, quem sabe? Pelo menos estou a tratar disso, mas é muito complicado conseguirmos visto, mas a esperança é sempre a última a morrer.
 Felizmente já conheci muitos cantinhos deste mundo, principalmente dos EUA, mas Nova York, é Nova York, não consigo explicar só vendo ao vivo e a cores, para perceberem...mas como dizem: ou se odeia ou se ama NY, existem gostos para tudo.
Agora vou vos deixar alguns roteiros turísticos para quem for visitar NY , e também alguns dos meus sítios preferidos, desde o famoso Central Park, RoofTops, entre outros.
Um dia mais tarde falarei com pormenores todas as minhas aventuras e peripécias em Nova York, aliás uma delas posso dizer já: a última vez que fui a Nova York, que foi com o meu namorado, a irmã dele e o namorado da irmã também foram e como não existe cenário mais que perfeito do que Nova York, a irmã do meu namorado foi pedida em casamento na ponte de Brooklin, mais romântico não poderia ser .

Dicas de coisas a fazer em NY ( estas dicas já deram muito jeito a muitas pessoas):

Museus: 

MoMA -  Fecha às terças e não se paga entrada às sextas das 16h00 às 20h00. Fica na
53 com a 5th.

Guggenheim - Fecha às quintas e não se paga aos Sábados das
17h45 às 19h45.Fica na 88 com a 5th.

Museum of Natural History - Está aberto todos os dias e fica na 77 com a Central Park West.

9/11 Memorial - acabou de ser construído há pouco tempo e está muito forte.

Sítios a não perder:

Missa Gospel no Harlem -  Igreja East Mount Olive (26 W 129th St).  Domingos às 11h.

Brooklyn - vale a pena ir lá passar um dia ou uma tarde, especialmente em Williamsburg que é um bairro muito giro.

Estatua da Liberdade - Não vale apena paga para subir até à Estátua,  em alternativa,podem apanhar sempre  o Ferry de Staten Island. Apanha-se em South Ferry, há um a cada meia hora 24 horas por dia. Passa ao lado da estátua e dá para tirar umas fotografias.

West Village e Greenwich Village - os bairros mais giros de NY (quem não se lembra da série "Sexo e a Cidade" ? ,o prédio da casa da Carrie é o nº 66 de Perry
Street, entre a Bleecker e a West 4th.

China Town 

Fifth Avenue - especialmente da 34 até à 60. É onde estão todas as lojas boas e caras e os três grandes armazéns (Saks Fifth Avenue, Bergdorf Goodman e Lord & Taylor).

Brooklyn Bridge 

Central Park - é enorme, mas um dia lá é um dia bem passado. Se estiver bom tempo, há sítios à entrada e lá dentro que alugam bicicletas. Da última vez que fui andei de barco são só 12Dollers e vale apena.

Empire State Building - o observatório mais alto. Está aberto até às duas da manhã.

Rockefeller Center ´

Top of The r ock - o observatório do Rockefeller Center.

Public Library

Grand Central Station - a estação que está presente em 95% dos filmes americanos. Na 42nd com a Park Avenue. Passava lá a vida.

Coney sland - só vale a pena na Primavera e no Verão. Tem praias, montanhas russas, carroceis, etc.

 Apple - o famoso cubo de vidro, na 59 com a 5th av. Está aberta 24 horas por dia durante todo o
ano.

Rooftops:

Fifth -Tem um brunch delicioso e à noite vira discoteca também. 27th com a 5h av.

PHD - o rooftop do Dram Hotel, no Meatpacking. 16th com a 9th av.

Gansevoort Meatpacking - é considerado dos melhores rooftops. 13th com a 9th. Só se pode entrar com guest list.

Hudson Hotel - dos mais acolhedores e servem Cosmopolitans bem fortes! 58th com a 9th.

The Standard Hotel - um rooftop praticamente na Highline. Na 13th com Washington st.


Restaurantes : 

Shake Shack - é uma espécie de quiosque em Madison Square Park (23rd com a 5th), existe também perto de Times Square. Tem os melhores hamburgers de NY.

Lombardi s Pizza - das melhores pizzas que já comi. Fica em Little Italy, na Spring com a Mott.


Os diners (aqueles tipicamente americanos, com bancos estofados e abertos 24 horas por dia)

QI - comida tailandesa, lindo por dentro barato e a comida é maravilhosa, fica na 8th AV.

HoteL Marriot - fica em TimesSquare, o menu são 38 dollers com buffet tudo incluído e jantam no rooftop com uma grande vista, eu acho que é barato tento em conta o sitio.


Musicais:

Existem muitos musicais, eu fui ver a Cinderela, mas adoraria ver o Rei Leão, pois dizem que está espectacular, Os bilhetes são caros mas podem comprar na Internet que ás vezes encontram mais baratos, ou irem para Time Square ás sextas feiras que alguns musicais têm desconto de 50%, vale apena.


Outlets:


Woodburry Commons - fica a uma hora de autocarro de Manhattan e tem descontos muito bons, 
O autocarro sai de Port Authority, na 41st  com a 8th av, 

Century 1 - em frente ao memorial do 9/11, são 4 andares (salvo erro), com roupa, sapatos, malas de marca com grandes descontos.

Informaç ões Importantes:

Passe de metro - 29$ 7 dias. Se usarem muito o metro, justifica comprar o passe.

Transporte do aeroporto para Manhattan e vice-versa - aconselho o Supershuttle. Reserva-se online.
É praticamente obrigatório dar gorjetas nos restaurantes.  Alguns sítios têm gorjeta incluída, normalmente a 
20%.
Para quem não tem 21 anos, é muito difícil sair ou beber bebidas alcoólicas.
Em todos os restaurantes é servido sempre água, e é grátis, as outras bebidas (refrigerantes,sumos) são geralmente refil, ou seja, podem pedir as vezes que quiserem sem pagar mais por isso. 




Central Park

Union Square

Vista NY



Gosto tanto de Ny, que até tenho direito a bolo! by: Queques de Oeiras

JUMP IN NY

Time Square - love leopard

Girl dream...

Buffet do Hotel Marriot

RoofTop  - Fifth




Love is in the air - Central Park (Obsessed with leopard)






1 comentário:

  1. Muito bom....espero um dia poder usar todas estas informações preciosas.Thank you!!

    ResponderEliminar