18/11/2013

Dia Mundial do Prematuro!

Sei que já estou um dia atrasado em relação ao dia Mundial do Prematuro, pois foi ontem dia 17 de Novembro, mas nunca é tarde para falarmos deste assunto, um assunto muito importante, que me é pessoal e que infelizmente tem vindo a acontecer cada vez mais.

Este assunto para mim é importante, pelo simples facto que a minha sobrinha/afilhada nasceu prematura. Foi exactamente à 8 anos que a pequena Beatriz nasceu, lembro-me perfeitamente de tudo, e lembro-me que na altura foi um choque para todos nós. A minha irmã estava grávida de 23 semanas (+ ou - 5 meses) quando nasceu a Beatriz, todos os médicos disseram que ela não ia sobreviver pois ainda não tinha os órgãos desenvolvidos, e por isso teriam de tirar o bebé,  até porque não queriam que a minha  irmã corresse risco de vida.
No dia 10 de Novembro à 8 anos, a minha irmã entrava na sala de partos para então conseguirem tirar o bebé que possivelmente iria falecer, pois não teria as condições possíveis para sobreviver, mas a Beatriz desafiou a medicina, lutando pela sua vida. Nasceu de 500 gramas, era muito pequenina, ruivinha, olhos clarinhos e com força para viver. Os médicos não queriam acreditar no que viam. Rapidamente levaram-na para uma incubadora, e ficou lá até ter peso suficiente e até completar então as supostas 40 semanas. Só os pais poderiam estar presentes e os avós. Foram tempos difíceis, principalmente para a minha irmã e para o meu cunhado, ambos tiveram muita força e sempre mantiveram a esperança. Eu e a outra tia conseguimos ir visitá-la uma vez a incubadora, era tão pequena que cabia na minha mão, e hoje é uma menina inteligente enorme e pronta para enfrentar os percalços da vida, pois depois do que ela lutou, e passou, nada vai ser um obstáculo.

Durante o tempo que esteve na incubadora, a Beatriz, teve de ser sujeita a uma operação aos olhos, foi o único problema que ela teve devido a ter nascido prematura. Foi a primeira bebé prematura a fazer a primeira operação a lazer. O hospital Amadora Sintra não queria autorizar a operação, pois era de risco, e seria a primeira vez que iriam tentar num bebé prematuro, mas a minha irmã e o meu cunhado estavam prontos a arriscar, e responsabilizaram-se eles pela operação. Felizmente foi um sucesso a operação, e graças a isso, a Beatriz consegue ver dos dois olhos.O caso dela é seguido pelo Mundo inteiro.

Foi milagre ou não, não sabemos, mas felizmente hoje ela está connosco cheia de saúde e sempre a alegrar os nossos dias.

Por isso a todos os pais, tios, avós, familiares, que passaram ou estão a passar por esta situação, nunca desesperem...Como se costuma dizer a esperança é a última a morrer, e temos de ser todos fortes numa situação como esta.

Se tiverem casos iguais ou se conhecerem alguém que tenha passado por isto, deixem a vossa mensagem, ou enviem emails ( modaepirosices@gmail,com), que eu tentarei ajudá-los ou tentarei apoiar. É sempre bom partilharmos com os outros.

Quem quiser ajudar ou contribuir com alguma coisa, ou se precisarem de alguma coisa, existe uma Associação para bebés prematuros : http://www.xxs-prematuros.com/.

Obrigada a todos os meus amigos, profissionais de saúde que na altura apoiaram a minha família. =)

XOXO Papoila









Uma reportagem que saiu sobre o caso da Beatriz.

A Beatriz com 8 anos , linda e cheia de saúde.



Sem comentários:

Enviar um comentário